ENTREVISTA: Ednilson Furtado (Kotwica Kolobrzeg)

O entrevistado de hoje é Ednilson Jesus Tavares Furtado, jogador de 24 anos que passou pelo Campeonato de Portugal e que agora brilha pela Polónia. O extremo que tanto pode jogar de um lado ou do outro tem sido destaque neste arranque de época por solo polaco, conta com 4 jogos, 3 golos e 3 assistências.

EF: Ednilson Furtado

FUT24H: Começaste a tua formação no Leiria e Marrazes, como descreves esses tempos?

EF: Leiria e Marrazes é sem dúvida um clube muito importante para mim, foi o primeiro clube onde joguei futebol e onde tudo começou. Foi lá que comecei a lidar com as pessoas, com a equipa, foi nesse clube que aprendi tudo praticamente e será para sempre um clube muito importante no meu coração. Não foi tudo fácil nos Marrazes, quando cheguei para ser sincero não tinha muita qualidade, não era o jogador que sou neste momento. No início foi um pouco complicado pois não era muito utilizado e não jogava muito. Tive de trabalhar imenso para começar a jogar e para ser opção do treinador.

FUT24H: Acabas por fazer a tua estreia sénior no Leiria e Marrazes, que conselhos te deram os jogadores mais velhos?

EF: Os jogadores mais velhos falaram muito comigo, tentaram sempre dar-me os melhores conselhos. Como era um jogador muito rápido diziam para eu aproveitar a minha velocidade, ir para cima do adversário sem medo, aproveitar o um para um onde eu era muito forte, pedir bolas em profundidade, eram estes os conselhos que me davam. Para além disto diziam-me para trabalhar sempre forte e nunca me desfocar do objetivo de chegar lá acima. Todos me diziam que eu tinha qualidade para lá chegar.

FUT24H: Na época de 2014/15 em 10 jogos acabas por fazer 3 golos. Tens alguma lembrança especial dessa época?

EF: Claro que sim, tenho várias lembranças até. Acaba por ser muito especial porque foi o meu primeiro ano como sénior e foi muito positivo. Não foi fácil pois tive algumas propostas de outros clubes, mas como eu gostava bastante dos Marrazes e era um clube ao qual tinha muito respeito, decidi fazer o meu primeiro ano como sénior e depois sair. Foi uma época bastante positiva, estive com um excelente grupo e aprendi imenso.

FUT24H: Acabas por rumar ao CD Fátima, um histórico de Portugal. Qual foi para ti a importância de representar esse clube?

EF: É um grande clube histórico de Portugal onde já passaram grandes craques e orgulho- me imenso de ter passado por lá. Com uma excelente direção e uma excelente equipa. Foi um ano muito especial porque ganhamos o Campeonato e subimos de divisão para o Campeonato de Portugal. Foi um ano em que joguei muito e com um grande grupo. Sem dúvida que foi um dos melhores anos até agora.

FUT24H: Rumas ao GD Gouveia, na época de Campeonato de Portugal. Onde o clube consegue obter a manutenção, nessa época em 36 jogos fizeste 3 golos. Foi uma boa época?

EF: Foi uma época muito dura e extremamente desgastante. Pois foram muitos jogos, muita luta para conseguir o objetivo. Foi o primeiro ano que estive longe de casa e longe da minha família. Mas penso que tenha sido positivo, pois tive muitos minutos.

FUT24H: Depois de uma boa época em Gouveia, a AD Sanjoanense é o teu novo desafio. A ida para São João da Madeira, superou as espectativas?

EF: Sim, superou. Fiz uma época muito boa, mas infelizmente acabei por ter uma lesão. Ainda consegui recuperar antes do fim da época e consegui ajudar a equipa a alcançar a manutenção.

FUT24H: Em 2018/19 começas a época no Olímpico de Montijo e a meio há uma mudança para o Caldas. O que aconteceu para ocorrer essa mudança?

EF: No futebol nem sempre as coisas correm bem, não houve grande motivo para mudar, simplesmente queria jogar mais e o Caldas na altura pareceu-me ser uma boa opção pois é um grande clube, histórico em Portugal que fez história na Taça de Portugal. Naquele momento achei que aceitar a proposta do Caldas era o melhor para o meu futuro. Queria ter mais minutos e ser mais utilizado e foi o que acabou por acontecer, também marquei alguns golos e acabei por ajudar a alcançar o objetivo do clube. Penso que tomei a melhor decisão.

FUT24H: O AC Marinhense acaba por te contratar no início da época 19/20. Estavas a realizar uma época fantástica. Qual era o segredo?

EF: O segredo estava no grupo de trabalho, na equipa técnica e no trabalho duro. Tínhamos uma equipa muito forte e provamos isso com o Campeonato que estávamos a fazer, estávamos a ter excelentes resultados, passamos várias eliminatórias na taça de Portugal, até que apanhamos o Rio Ave o que foi maravilhoso. É sempre bom apanhar equipas grandes para poder mos mostrar a nossa qualidade. Mas o principal segredo era o trabalho duro, dedicação e entrega em cada treino sempre com vontade de aprender cada vez mais.

FUT24H: Rumas à Polonia a tua primeira experiência fora do país. Como foi a adaptação?

EF: Ao início foi um pouco estranho um pouco diferente do que estava habituado língua nova, pessoas novas e uma realidade completamente diferente. Mas apanhei bons colegas que me ajudaram bastante na adaptação, praticamente todo o plantel fala inglês o que facilita bastante. Também tive sorte porque tenho dois portugueses na equipa o que acaba por ser muito bom. Infelizmente houve a situação do COVID-19 que interrompeu o Campeonato. Foi um pouco difícil, mas tentei ocupar a minha cabeça ao máximo a cozinhar, a ler livros e a treinar. Trabalhei bastante forte nesta paragem não parei tinha planos de treino que o preparador físico enviava todas as semanas o que me mantinha sempre ativo.

FUT24H: Em 4 jornadas já concluídas tens 3 golos e 3 assistências, as coisas estão a correr bem. O que podemos esperar do Ednilson Furtado?

EF: Sem dúvida como primeira experiência fora está a ser muito positiva, as coisas estão a correr muito bem. O que eu posso prometer é trabalhar sempre forte e dedicar me ao máximo para ainda contribuir com mais golos e assistências para ajudar a equipa a alcançar o grande objetivo que é subir de divisão.

FUT24H: Tens alguma mensagem para dizer ás pessoas que te apoiam diariamente?

EF: Antes de mais quero agradecer pelo apoio, isso é muito importante saber que temos pessoas a puxar por nós. Um muito OBRIGADO, que continuem a puxar por mim que eu vou dar muito mais ainda e alcançar cada vez mais. Eles sim são o meu grande suporte e a minha grande força.

FUT24H: Podes dar-nos a tua opinião de páginas como a FUT24H que apoiam o Campeonato de Portugal e quem por lá já passou?

EF: A FUT24H é sem dúvida uma grande página que tem vindo a crescer cada vez mais. Acho muito importante existirem páginas com intuito de apoiar o Campeonato de Portugal, um Campeonato que tem imensa qualidade, jogadores de alto nível que podem alcançar outros patamares e sem dúvida a página ajuda bastante na divulgação.

FUT24H: Qual é o teu maior sonho enquanto jogador?

EF: O meu maior sonho enquanto jogador é chegar ao topo, jogar na Premier League. Desde pequeno que vejo muito os jogos do Chelsea, sonho um dia jogar lá. É o clube do meu coração.